Vitória (ES) – Estudo recente da Universidade de Brasília (UnB) apontou a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que é presidida pelo deputado Erick Musso (PRB-ES), como a mais transparente e a terceira casa legislativa com menor custo por deputados.

O levantamento feito pelo cientista Leonardo Sales, mestre em Economia pela UnB, avaliou uma escala de 0 a 8. A Casa de Leis capixaba obteve nota 5,681, resultado de um cálculo dos resultados dos indicadores. Quanto maior a pontuação, melhor a classificação no ranking.

A pesquisa levou em consideração os seguintes indicadores: custo da Assembleia por lei criada, por habitante, número de sessões ordinárias, percentual da receita comprometida com despesa de pessoal, percentual do PIB comprometido com a Assembleia, quantidade de leis por deputado, verba de gabinete por Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e gasto com pessoal por deputado.

Na avaliação de Erick Musso, o resultado é fruto de um trabalho conjunto.

“Isso mostra que o trabalho feito em equipe dá resultado. Mesmo com R$ 17 milhões a menos no orçamento, inauguramos o Procon Assembleia, a Procuradoria da Mulher, um novo estacionamento, reabrimos o restaurante, instalamos o sistema wi-fi e iniciamos dois projetos importantes: o Revisa Ales, que vai revogar leis antiquadas, e o Ales Digital, que vai virtualizar todos os processos e gerar uma economia de quase R$ 2 milhões. Estamos caminhando a passos largos para fazer da Assembleia do Espírito Santo referência para o Brasil”, destacou Erick Musso em sua rede social.

Texto: Agência PRB Nacional