Musso discute reforma da previdência com presidente do Senado, Davi Alcolumbre

Musso discute reforma da previdência com presidente do Senado, Davi Alcolumbre

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Erick Musso, se reuniu com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre nesta quarta-feira (11). Na pauta, a inclusão de estados e municípios na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência. A chamada PEC paralela que inclui estados, o Distrito Federal e municípios foi sugerida pelo senador cearense Tarso Jereissati (PSDB) e deve ser votada até o final de outubro.

Em seu relatório, Tasso decidiu retirar a expressão “no âmbito da União”, permitindo que governadores e prefeituras criem alíquotas extraordinárias de contribuição de seus servidores para cobrir o déficit de seus regimes próprios de previdência.

Outro ponto discutido foi o fim da Lei Kandir, aprovada em 1996, e que isenta do ICMS produtos primários para exportação, causando perda de arrecadação de impostos. Esse dinheiro deveria ser compensado pela União, mas não foi e vem causando inúmeros prejuízos aos estados.

O terceiro ponto de pauta a competência das assembleias para discutir temas mais profundos e aumentar seu poder constitucional.
“O que temos hoje é um estrangulamento de setores da economia que poderão respirar melhor com a reforma da previdência. No entanto, essa discussão precisa ser feita em todas as esferas. Há que se reunir todos os 78 presidentes de câmaras e prefeitos, os 30 deputados estaduais e a bancada federal, além dos segmentos representativos de mérito na sociedade. A reforma é extremamente necessária; sem ela, o Brasil entra em colapso”.

Add Comment